Pré-Estréia

Trabalhar para a TV Cultura é sempre interessante pela qualidade das produções do canal. Para aumentar a mítica, lá foi o último local de trabalho da minha mãe, antes dela falecer há mais de 20 anos.

Quando surgiu o convite para participar do “Pré-Estréia” sabia que era um concurso de música erudita, uma disputa entre solistas e outra entre conjuntos, e que eu seria responsável pelas reportagens com os candidatos, entre 16 e 24 anos. Não imaginava viajar pelo Brasil para conhecer cada um, ouvir suas histórias, sua música, lidar com a timidez e com a coragem, editar, apresentar, comer pão de queijo que uma mãe mineira fez para a gente, e mais tantas histórias que até doem os dois minutos de matéria que vão ao ar junto com cada um deles.

Os responsáveis pela captação de imagens são os caras do Garapa, coletivo de imagens, camaradas pacientes e animados para nossa jornada. Se ganhasse por quilometragem rodada nesses dois últimos meses tava rica!

Brasília, região da Granja do Torto, caminho para a casa de Ayrton, violinista

O programa vai ao ar aos domingos, 16hs. Hoje vai ao ar a última eliminatória dos solistas, ai teremos as duas disputas entre conjuntos. Depois semifinal dos solistas e por último a grande final, na Sala São Paulo, com apresentação de solistas e conjuntos acompanhados de orquestra. Vai ser lindo. O vencedor ainda fatura um prêmio em dinheiro.

A equipe de produção do programa é super cuidadosa e dá para você se inscrever para assistir ao vivo essa apresentação aqui.

 

O mais bacana desse trabalho foi conhecer esse mundo até então distante e hermético. Fazer e viver de música erudita aqui é complicado. Os instrumentos são caros. Os perfis de candidatos eram claros: aqueles que aprenderam a tocar na igreja, aqueles que aprenderam a tocar através de algum programa social, ou porque tem a música na família; o pai é maestro, a mãe produtora de orquestra, o irmão já tocava violino. Em comum o amor pelo instrumento e a vontade de viver de música. Alguns deles me emocionaram profundamente, confesso, tenho os meus preferidos. Assista e escolha o seu. O programa também pode ser visto pelo canal da Tv Cultura no Youtube.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s