20 anos e mais um dia….

Há vinte anos aconteceu a invasão do Carandiru pela Trope de Choque. O episódio, conhecido como “O Massacre do Carandiru”, rendeu, entre outros, a música “Diário de um Detento” do Racionais MCs

O julgamento dos policiais envolvidos estava previsto para essa semana, mas já foi adiado por questões de juri. Até hoje o único envolvido condenado foi o Coronel Ubiratan, já falecido. Luiz Antonio Fleury, governador na época, é responsabilizado por ter dado a ordem de invasão e até hoje não respondeu ao caso.

Colunas e reportagens sobre o assunto tem pipocado: Leonardo Sakamoto escreveu “Policiais são réus. Mas bem que poderia ser o povo de São Paulo. “, o Brasil de Fato trouxe uma entrevista com um sobrevivente, e o Pragmatismo Político, uma com o perito  que chegou na cena.

Indispensável é assistir a matéria da  TV Folha sobre o assunto que levanta várias questões pertinentes ao tema. Entre elas a de que o PCC e o estado de violência que vivemos hoje é conseqüência direta do massacra. Para todos aqueles que acreditam que “bandido bom é bandido morto” recomendo assistir até o fim e ouvir as conclusões do Dr. Drauzio que trabalhou no Carandiru por muito tempo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s