Logo mais Olimpíada do Conhecimento 2014

IMG_0525

 

Pelo segundo ano participo da cobertura da final da Olimpíada do Conhecimento, projeto do SENAI que reúne os melhores alunos da rede de educação profissional.

Durante quatro dias, 800 alunos de todo o país disputam provas em sua categoria – são 58 esse ano, sendo 48 profissões oriundas da industria, e as outras dez dividem-se entre serviços e comércio, parceria com o SENAC.

 


IMG_0530

 

 

Os vencedores da competição nacional entram na disputa por uma vaga no mundial da categoria, o WorldSkills. Só vencer a prova nacional não garante vaga, é necessário atingir o índice que muda constantemente – a associação mais fácil de fazer é pensar nas provas de natação de Olimpíada convencional. Não basta fazer um bom tempo se a marca mundial for menor. A pressão que eles sofrem não é pouca.

 

IMG_0532

 

O clima no Expominas,  local onde foram realizadas as provas, era de concentração e competição, sem perder o charme de “viagem do colégio”, afinal são jovens de todo o país que viajam com seus colegas e professores. Tem nervosismo e tem diversão.

 

IMG_0537

 

Para popularizar o ensino profissional, o SENAI investe em tecnologia: no pavilhão Industria do Futuro  simuladores, realidade aumentada e outras novidades da sala de aula enchem os olhos dos adultos e da garotada. Além da Olimpíada, o Expominas recebe alunos de escolas locais para conhecer mais sobre as profissões e esse tipo de ensino.

 

IMG_0527

 

As provas procuram a excelência e habilidade dos alunos e há também um pavilhão para invenções em desenvolvimento e projetos que só precisam de uma empresa apoiadora para entrar em escala de produção.

Uma sensação boa vem enquanto você caminha no local enorme: a percepção do investimento no estudo e na qualidade do serviço técnico, que como boa parte das áreas do país sofre com deficit de mão de obra altamente especializada.

 

IMG_0539

 

Uma luva especial que permite ao técnico movimentar uma mão mecânica, uma outra que traduz em voz o que deficiente auditivo está dizendo, uma cadeira de dentista especial para deficientes físicos, estão entre os projetos inovadores desenvolvidos pelos muitos os jovens empreendedores que também participam da Olimpíada.

É para recebê-los e ouvir suas histórias que estou indo logo mais para o Minas Tênis Clube, local onde acontece a festa de encerramento da Olimpíada com apresentação de Dani Suziki e Gabriel, o Pensador e show de Jota Quest. Essa molecada dá o sangue e merece se divertir.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s