Livro: O Buda no Sotão

IMG_3201

O Buda no Sotão“, de Julie Otsuka, conta a história das mulheres japonesas que imigram para os Estados Unidos na primeira metade do século XX. Narrado pela voz de todas as viajantes e de cada uma delas, a transição constante entre universal e singular cria um bordado de medos, desejos e curiosidades familiares até a quem não atravessou o Pacífico para conhecer um marido e começar uma vida e uma família.

 IMG_3203

O livro poderia ser dividido em duas partes, uma primeira focada na chegada e adaptação das personagens e a segunda na mudança que a guerra provoca em suas vidas. Elas contam sobre os campos de concentração para japoneses nos Estados Unidos durante a 2a Guerra Mundial. Em 1942, o presidente Franklin D. Roosevelt autorizou a remoção dos nipônicos e seus descentedentes para locais fora da costa. Como os norte-americanos não são lá muito bons em lidar com seus erros, a história é pouco divulgada e foi um dos motores para a escritora fazer o livro, como ela conta nessa entrevista.

Livro para se ler a qualquer momento, “O Buda no Sotão” já foi traduzido em mais de quinze idiomas e ganhou, em 2012 ano de sua publicação, o prêmio PEN/Faulkner

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s